terça-feira, 5 de outubro de 2010

A superfície e a profundeza das coisas...


Acordei na manhã de hoje bastante reflexivo e desejando partilhar estas reflexões com você como sempre faço por aqui através de e-mail com todos. Pediram-me em “e-mail’s vários que me foram enviados nos últimos tempos que eu fosse mais direto, objetivo, claro, conciso, essencial, sintético, menos formal resumido etc. Bem, posso até sê-lo, como seja, escrever bem pouco e de modo superficial, mas a finalidade principal por aqui seria morta e enterrada no seu todo! O objetivo aqui não é escrever bobagens que estamos acostumados a ler por aí, a escutar em rodas de conversas banais, a vivenciar na superficialidade dos fatos e dos comportamentos nesse mundo doido, insano e louco no qual estamos mergulhados até o pescoço. Meu objetivo por aqui é lançar sempre a possibilidade de se trilhar um outro caminho para reflexões as mais diversas entre nós, de encontrar um outro jeito de construir as relações humanas tão “coisificadas” hoje em dia, sim?! Amam-se coisas e usam-se pessoas, seres humanos, não é assim?!

Muito bem, diria eu a essas pessoas que desejam que eu seja mais direto, posso até fazer isso por aqui, como seja, escrever o que foi que eu comi pela manhã no desjejum, se dormi com cuecas de bolinha ou com desenhos do “mickey mouse”, o que foi que sonhei (para se fazer análise Junguiana desses sonhos....rsrsrsrs!), o que almocei e onde foi que almocei para se saber se minha reeducação alimentar pode me trazer saúde ou doença, quais fofocas eu pudesse ter dito ontem no local de trabalho aos colegas, qual foi a última da “Lady Gaga” etc. Posso fazer tudo isso! Mas, invariavelmente, cairemos aqui na sarjeta fétida e suja, imunda e “latrinal” comum das bobagens e “leseiras” que existem por aí e que tentamos fugir para ir aprofundar nossas relações com as pessoas, com o mundo. Não procuro filósofos em minhas amizades. Tenho-os aos magotes por aí dos mais variados “naipes”! Tenho amigos e amigas que são “pós-Doc”, Doutores, Mestres nos mais variados ramos do conhecimento. Quando quero troco, SIM, textos mais bem elaborados e nos quais aprofundamos o saber e a troca de técnicas e outros assuntos com mais detalhes e conhecimento mais apurado do ponto de vista acadêmico.

Mas, como lhe escrevi acima, minha proposta por aqui, bem como através do meu Blog e do correio eletrônico não é essa. É poder trazer ao debate questões dos sentimentos vividos e por viver, do pensar íntimo desse mesmo sentir, das percepções que temos do mundo e das pessoas que nos cercam, enfim, questões de ordem psicoafetiva e de elevação espiritual como um todo. Busco isso com as pessoas que conheço e que convivem comigo. E nesse aprofundar das questões postas quase diariamente, adentrar cada vez mais o universo fraterno e amigo de cada um, penetrar na intimidade de cada um de nós, mas, de modo celebrativo e gratificante, decente, honesto e sincero, autêntico e construtivo. Não sei mesmo o que poderia ser diferente disso tudo. Escrever besteiras?! Como as que vemos nos sites “on-line” por aí onde se comenta qual foi a última mulher que o Dado Dolabela “pegou” para usar e depois jogar fora como se fosse um objeto?!! Será que poderei aqui comentar o que foi que a Lady Gaga fez e aprontou por aí estando em profundo surto psicótico (nem precisamos ser psicólogos para saber que essa senhora tem o ego doentio e louco precisando urgentemente de tratamento psiquiátrico/psicológico para ser, digamos, uma pessoa normal, minimamente. E nem precisamos identificar que esta senhora não constitui a todos nós exemplo de nada nessa vida) para depois curtir isso por aí e perder tempo nessas “leseiras” e superficialidades?!! Será isso mesmo que as pessoas me pedem?! Não quero acreditar nisso, pelo amor de Deus! Que horror seria isso!

Porquanto, lanço um desabafo por aqui. Que ninguém me peça para escrever besteiras, bobagens e “leseiras” as mais diversas, sim?! Pelo amor de Deus isso não! Bateram em porta errada se assim pensam e desejam! Quem não desejar receber meus textos quase que diários (escritos com muito cuidado, zelo, carinho e amor e com toda dedicação do ponto de vista didático), por favor, avise-me! Não ficarei chateado ou algo assim. Nem se pense nisso. Compreenderei as limitações e potencialidades de cada uma dessas pessoas e apenas trocaremos correios eletrônicos “leves”, digamos. Não desejo é ser uma espécie de tablóide inglês comentando sobre as idiotices e demências da “Lady Gaga”...! Acolherei a todos em meu coração, mas não quero aqui estar na superficialidade das coisas e dos fatos, no lugar comum de quem não tem nada a repassar aos outros por mínimo que seja. Não escreverei sobre coisas superficiais e tolas, fúteis e frívolas. Jamais isso! Meu compromisso é com a elevação nossa espiritual e psíquica como um todo. Estou aqui para servir as pessoas de algum modo, mas jamais para servir de “papel higiênico” para ir limpar aquilo que sai da cabeça de pessoas que não desejam sair da “latrina” desse mundo louco e insano que vivemos. Não estou nessa vida para ser uma espécie de “bibelô” (bonequinho) tolo e fútil, estúpido e lerdo, parvo e bronco, aparvalhado e canalha, desejando, quem sabe, falar besteiras e iludir pessoas.

Acolho a todas as pessoas amorosamente! Não as julgo em nada. Não tenha jamais dúvida em relação a isso. Mesmo aquelas que desejam que eu seja, digamos, menos formal. Informo desde já que não sou formal em nada. Formalidade é para textos acadêmicos e científicos que, de resto, também posso escrevê-los por aqui, mas não teria a todos nós utilidade alguma. Seria uma verborragia interminável de assuntos que somente podem ser discutidos no meio acadêmico científico e olhe lá...! Quem desejar a superficialidade das coisas da vida como um todo é bem fácil isso...! Basta ler a revista “Caras”, revistas de assuntos de novelas da TV, gibis Marvel, assistir Faustão, jornais sensacionalistas, ir conversar sobre carro, mulher/homem, a última da “Lady Gaga” etc, sexo e suas posições e locais de transa, quem está “pegando” quem por aí para servir de bonequinha/bonequinho sexual etc. Por aqui em meu mundo temos uma outra proposta que certamente não são estas mencionadas anteriormente.

Perdoe-me esse desabafo bem claro e autêntico meu por aqui nestas linhas, mas faz-se necessário alertar as pessoas que a finalidade dos textos é justamente nos propor trilhar outro caminho de vida espiritual e psíquica. Caminhos iluminados e mais condizentes com o nosso desejo de nos elevarmos espiritualmente, psiquicamente, por certo. Não entenda esse texto meu aqui como dirigido especificamente a você. Estou, como sempre faço, partilhando minhas reflexões. Serás sempre bem-vinda em meu mundo de amizades e fraternidades. Peço apenas que, caso não deseje receber mais meus textos por algum motivo --- e não precisarás jamais dizer qual é este motivo ou quais seriam os motivos --- basta me avisar simplesmente. Continuarás sendo minha amiga, tendo meu carinho e com a ponte de nossa fraternidade construída e intacta na qual poderás atravessá-la quando bem desejares. Serás sempre recebida por mim do outro lado de braços bem abertos e com meu coração amoroso e ansioso a acolhê-la fraternalmente. Estaremos sempre em paz e quietude a tudo. Finalmente, quem desejar ser muito íntimo a Alexandre Lima teria que estar casada com Alexandre Lima! kkkkkkk! Assim, nessa forma de vida a dois, em matrimônio, teríamos condições de saber um ao outro se dormimos nus ou com roupas íntimas apenas, dentre outras coisas etc. rsrsrsrsrsrs! Bem, digo-lhe que meus amigos e amigas íntimas que me conhecem bem são conhecedores de certos detalhes de minha vida que somente são revelados às pessoas que me são, evidentemente, íntimas e queridas. Mas isso ocorreu com o passar do tempo de amizade, pois. Poderá acontecer conosco, por certo. Basta que esse tempo escoe daqui por diante e possamos efetuar essa troca frutífera e maravilhosa já em curso. Compreende isso por aqui, amada Mulher linda e de coração maior que si?!            

Mas, por falar em textos para reflexão aproveito a oportunidade para partilhar que sempre compreendi que o ser humano está destinado ao crescimento espiritual e psíquico. Essa expansão da consciência implica necessariamente no exercício da partilha amorosa e na expansão, inclusive, da sensibilidade, da capacidade de pensar o outro em termos esféricos, em unicidade. A incapacidade a isso ou as nossas limitações psicoafetivas nesse partilhar com o próximo se apresenta como uma impactação, um impedimento à evolução e à elevação psíquica. Dessa armadilha da mente humana precisamos fugir e nos desvencilhar, por certo. E por isso que lhe escrevi nas linhas acima sobre essa “fuga” que empreendo daquilo que seria a superficialidade tola e fútil de coisas que não nos seriam celebrativas, construtivas e gratificantes.

Procuremos sempre a evolução máxima de nossa consciência psicoafetiva buscando, com isso, a transcendência dos aspectos limitantes experienciados ao longo de nossa trajetória de vida. Lembremos sempre de algo importantíssimo: não há modelo de vida certo ou errado, mas somente modelos possíveis, já que são muitas as facetas do ser humano e diversos os graus de evolução de cada um. E cada modelo de vida só terá validade na medida em que puder fornecer o gozo, a paz, sua alegria, satisfação e sua evolução pessoal justamente através da experienciação amorosa para consigo mesma em todos os possíveis. Portanto, amemo-nos, antes de tudo o mais! Porquanto, mais uma vez, afastemo-nos das coisas que são destrutivas e insanas, superficiais e fúteis no apego demasiado à forma externa a nós. Curemo-nos constantemente nosso interior psíquico.

Minha partilha reflexiva a você aborda sempre aspectos da dinâmica relacional seja com amigos ou mesmo a dinâmica relacional de uma eleição amorosa (namoro, noivado, casamento etc). Procuremos sempre integrar nosso universo pessoal com os das pessoas com as quais nos relacionamos. Assim, nessa forma, teremos sempre um terreno fértil para o cultivo e desenvolvimento do corpo relacional em paz e serenidade, alegria e felicidade. E nisso tudo teremos desejos. E mesmo que esperança e desejo não sejam a mesma coisa, estarão ligados por esfericidade e unicidade nossa com nossos irmãos e irmãs. Que nosso desejo, então, se estenda para muito além de tudo que pensemos nisso tudo, pois esse é o nosso merecimento, como seja, estar mergulhados em felicidade e alegria, paz e serenidade dentro de nós mesmos para, com isso, ir refletir essa nossa paz e felicidade nos outros. Os outros são espelhos psíquicos nossos!

Superando a realidade existente, por mais tenebrosa que seja, poderemos confiar que há um futuro melhor à nossa espera sempre lembrando que felicidade não é o próprio destino, mas um processo ao longo de nossa caminhada nesta breve passagem pelo plano terrestre. Tenho em você como pessoa ímpar, única, como ser humano iluminado, sabia?! Acredito que você poderá sempre estar em evolução e crescimento espiritual e psíquico. Creio que você terá força interior para sair da escuridão para a luz; da estreiteza do ego para a amplidão do Espírito Santo de luz existente em todos nós; da paralisia dos problemas da vida para a mobilidade das soluções que a própria vida nos oferece a todo instante. Que tu tenhas nisso tudo a postura perfeita e o caminhar desimpedido ao teu futuro que é um só: amar e ser amada, muito amada, ser feliz e alegre como imagem e semelhança do Criador.   


Vamos abrir nossas entranhas a amor e à compreensão das coisas belas e construtivas do mundo. Nada de superficialidades e tolices, futilidades e demências, sim?! Com razão e o coração a pulsar amor lançar as sementes da prece para que estas possam fecundar no âmago do coração de cada um de nós. A vastidão de nossas inteirezas é o que nos interessa ao final de tudo. Quem me dera que o ser humano fosse com uma simples plantinha que se contenta simplesmente com a luz do sol e a água que lhe é dada pelo Criador para que cresça vigorosa. Por que o ser humano não se satisfaz com aquilo que se satisfaz num animal uma plantinha?! Tem sempre que desejar mais e mais, sempre através do ego, sem se sentir satisfeito com nada?! O cãozinho, para acalmar-se um pouco, necessita apenas de um pouco de alimento e carinho. Vês?! Entretanto o Homem não tem só necessidades, ele também tem desejos. E os objetos que satisfazem suas necessidades, não satisfazem seus desejos. O pior disso tudo é quando o ser humano transforma seu próximo em “bibelô” sexual para brincadeiras sentimentais etc. Objeto do desejo do ser humano transformado em coisa na “coisificação” do ser tão comum hoje em dia nas relações humanas. Bem, que meu texto faça com que você reflita um pouco sobre essas questões postas. A finalidade aqui nestas linhas, como escrevi exaustivamente acima, é chamar à reflexão, se assim desejares. Caso contrário, poderei assinar pra você a revista “Caras”.....rsrsrsrsrsrs!

Que domine em você o amor de Deus, sempre! Encontre liberdade em você mesma e em relacionamentos de amizade ou mesmo amorosos que lhe sejam curativos e libertários, igualmente. Ser total e una, esférica aos teus entes queridos e amados. Assim, dessa forma, estarás livre do domínio do próprio superego. Encontre nisso tudo um novo viver em comum com as pessoas e com o mundo. Que seus pensamentos espelhem essa beleza em cada minuto vivido, em cada instante vivenciado no presente. Meu desejo a você?! SEJA FELIZ E MUITO AMADA POR TODA VIDA. É O SEU MERECIMENTO! Fica com Deus. Luz e paz, graça e bênção em teus caminhos de vida hoje e sempre. 

 Pôr do sol nas florestas de coníferas Canadá
Foto de Carrie Anne, gentil e amorosamente cedida pela autora a Alexandre Lima