quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Oração do Hesicasmo

A oração do hesicasmo é algo que pratico todos os dias em determinadas horas. Faz-me encontrar caminhos para estar em paz e quietude, silêncio e serenidade. Hesicasmo significa oração e meditação entrelaçadas e harmônicas na busca de maior paz interior. É uma tradição dos antigos padres do deserto, do primeiro século depois de Cristo, nos rudimentos do Cristianismo, e ainda bem viva no mundo de hoje, sendo praticada por pessoas que buscam, com sinceridade e dedicação, elevação psíquica e espiritual. Recito essa oração com as contas de um terço que utilizo para orar. Cada conta do terço cabe uma recitação desta oração.

A oração é mais ou menos assim...

Aprendeste, pois, minha caríssima, que o reino de Deus está, se queres, dentro de ti e todos os bens eternos ao alcance de tuas mãos. Esforça-te pois para ver e receber, e adquirir tu mesma esses tesouros, e não te exponhas, lisonjeando-te de possuí-los, para não seres inteiramente privado deles. Chora, prostra-te como outrora o cego, por tua vez, agora, e diz: Tem piedade de mim, Filho de Deus, e abre os olhos de minha alma, a fim de que eu veja a luz do mundo, isto é, a ti que és Deus e que também eu me torne filho do dia divino.

Não me deixes como indigno, sem parte em tua divindade, meu bom Deus. Mostra-te a mim, que eu saiba que me amaste, Senhor, por ter guardado teus divinos mandamentos. Envia-me também, ó Misericordioso, teu Paráclito, para que Ele mesmo me ensine a conhecer-te e me anuncie teus segredos, ó Deus de todas as coisas. Faz brilhar em mim a verdadeira luz, ó Deus rico em piedade, a fim de que eu veja a tua glória, a glória que tinhas antes que o mundo fosse criado, junto de teu Pai. Permanece, como disseste, em mim, a fim de que também eu me torne digno de permanecer em ti e que então eu entre constantemente em ti e tome constantemente posse de ti em mim.



Digna-te, ó Invisível, tomar uma forma em mim, a fim de que, olhando tua incompreensível beleza, eu traga tua imagem, ó tu que estás acima do céu, e que eu esqueça todas as coisas visíveis. Dá-me a glória que teu Pai te deu, a fim de que eu me torne semelhante a ti, Deus, segundo a graça, e que eu esteja contigo sem interrupção agora e para sempre.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário